Adubação de Nitrogênio e a importância para a lavoura de trigo

O trigo é um dos cereais mais importantes do cenário econômico mundial. Isso porque é amplamente utilizado na produção de farinhas, na rotação de culturas, proteção do solo e alimentação tanto humana quanto animal. Portanto, para que sua o potencial produtivo de sua cultura seja garantido, o nitrogênio (N) é indispensável no manejo e adubação, sendo até mesmo um fator determinante  no que diz respeito ao desenvolvimento do trigo.

Mas afinal, qual a importância do nitrogênio para a cultura de trigo? De que forma essa aplicação deve ser feita para que seja eficiente? É sobre essas e outras questões que o artigo de hoje da San Francisco tratará. Boa leitura!

Por que utilizar nitrogênio nas culturas de trigo?
Dentre os diferentes tipos de adubações utilizados em culturas de trigo, o nitrogênio (N) merece destaque especial. Isso porque se trata do nutriente que a cultura do trigo é mais responsiva. Ao passo que o N participa na fotossíntese, na definição de componentes de rendimento e nos teores de proteína do grão, que por sua vez melhora a qualidade industrial da farinha.

Qual a quantidade adequada de N?
Já no que diz respeito à quantidade de N, especialmente na cultura do trigo, o indicado é que varie em função do teor de matéria orgânica do solo, bem como da cultura antecessora e da expectativa de rendimento da lavoura.

Para isso, utiliza-se a aplicação de uma pequena parte do N no momento da semeadura, para proporcionar um arranque inicial, e o restante em cobertura. Uma das práticas agrícolas que auxilia na obtenção de altos rendimentos nesta cultura é o fracionamento da aplicação em cobertura.

Em casos de chuvas frequentes, uma forma de aumentar a eficiência das aplicações de N é parcelando em três aplicações, sendo que a terceira e última se dá no início do emborrachamento, quando a folha bandeira estiver com cerca de 1 cm. Essa é uma forma de manter o fornecimento adequado de N para a planta em anos com excesso e precipitação, pois diz respeito a um estágio importante na formação do potencial de rendimento.

Cuidados com a super adubação
Assim como qualquer outro fertilizante, é preciso ter certos cuidados com a super adubação de nitrogênio na lavoura de trigo, o que pode comprometer severamente a produtividade da lavoura. Além de causar danos econômicos para o produtor, já que um insumo caro está sendo desperdiçado, a super adubação pode ainda:

  • Provocar acamamento de plantas de trigo;
  • Prejudicar o controle de doenças causadas pelo excesso de biomassa;
  • Causar sérios danos ambientais, já que o N é um elemento bastante dinâmico e que pode sofrer transformações no solo;
  • Contaminar o lençol freático.

Ou seja, a aplicação de Nitrogênio é essencial para culturas de trigo. Afinal, trata-se de uma forma eficiente de fornecer nutrientes que melhoram a qualidade do grão. No entanto, a adubação deve ser feita de forma consciente para que não ocorram períodos de super adubação e possíveis perdas de safras.

Tag :

compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 1 =

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento e os Termos e Políticas do Site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento e os Termos e Políticas do Site.