3 erros relacionados ao uso de fertilizantes

Considerados como indispensáveis no processo de produção, os fertilizantes são amplamente utilizados nos mais diversos tipos de culturas. Seu uso tem como objetivo principal o fornecimento de nutrientes, complementando o que o solo não fornece à planta.

No entanto, é indispensável seguir alguns procedimentos adequados para que o resultado obtido seja o desejado. Afinal, existem alguns erros relacionados ao uso de fertilizantes que podem comprometer lavouras inteiras.

No Informativo San Francisco de hoje falaremos sobre 3 erros relacionados ao uso de fertilizantes. Boa leitura!

Começar a adubação sem levar em consideração a análise do solo

Conhecer a condição química do solo, bem como a sua capacidade (ou não) de oferecer nutrientes para a lavoura que futuramente será plantada ali é indispensável no processo de cultivo. Por isso, fazer a adubação sem levar em consideração a análise de solo pode ser considerado como um erro nesse sentido.

Isso porque é a análise de solo que, por meio de um laudo técnico, fornece todas as informações necessárias sobre fatores como:

  • Saturação por alumínio;
  • pH;
  • Condição químca;
  • Saturação por bases;
  • Teor de nutrientes.

Portanto, a coleta e análise de solo precisam acontecer em um momento que antecede o uso de fertilizantes, sempre em áreas homogêneas da propriedade. Assim, a partir do laudo técnico será possível definir as recomendações tanto de calagem quanto de adubação para cada área.

Fazer aplicações em mesmas doses do mesmo fertilizante em toda a propriedade

O segundo erro relacionado ao uso de fertilizantes é o de utilizar o mesmo produto em todas as gebas da propriedade de cultivo. Isso porque, muito provavelmente, os teores de matéria orgânica, argila, K, P e ph são diferentes nas glebas da propriedade. Com isso, a aplicação de N, P e K também será diferente, o que requer diferentes fertilizantes e também quantidades.

Quando insiste em utilizar as mesmas quantidades do mesmo fertilizante em todas as gebas, o produtor corre o risco de provocar antagonismo entre os nutrientes, e também de aumentar o custo final da produção com o desperdício de fertilizante.

Não fazer a correção do solo

Por fim, um dos erros mais comuns relacionados ao uso de fertilizantes é a não correção do pH do solo na faixa considerada ideal para as culturas. Isso porque o pH é indispensável no que diz respeito à disponibilidade de nutrientes às plantas. Portanto, quando não recebe atenção especial, todo o manejo químico do solo é negligenciado.

Levar em consideração todas as recomendações técnicas de uso de fertilizantes pode não apenas aumentar a produtividade da safra, mas também provocar melhorias no que toca a qualidade do que está sendo produzido.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você. Até a próxima!

Tag :

fertilizantes / uso de fertilizantes

compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − quatro =

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento e os Termos e Políticas do Site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento e os Termos e Políticas do Site.